P e d e s t r i a n i s m o

     
 
P e r c u r s o s - 2 0 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DOS REIS 2010
Clique para copiar Cartaz PDF

 

Não se realizou no dia 17 de Jan. devido ao MAU TEMPO.

A organização marcará nova data para este evento, dependendo a sua brevidade das condições climatéricas .

A secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com os Ginásios House Of Fitness e WomanFit; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego, inaugurará,em data a indicar, o seu calendário de percursos pedestres para 2010, com a “Rota dos Reis”.

Responsabilidade dos Participantes

 

PROGRAMA

O horário previsto para a actividade é o seguinte:

8: 30 - Concentração dos participantes na Avenida Visconde Guedes Teixeira, junto ao Monumento dos Combatentes (Chico do Pinto) em Lamego.

9:00 - Início da caminhada

Conselhos:

Leve merenda e água;
Utilize um bastão de caminhada, que ajuda nos apoios em zonas mais complicadas;
Não atrase o andamento do grupo com paragens desnecessárias;
Leve máquina fotográfica.
Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;
Deite o lixo apenas nos locais apropriados;
Observe a fauna à distância, se possível com binóculos;
Não colha ou danifique plantas ou quaisquer formações geológicas;
Respeite a propriedade privada;
Seja afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à actividade em curso e às marcas do trajecto.

FICHA TÉCNICA DO PERCURSO

Percurso: Lamego, Medelo, Penude de Baixo, Senhora da Serra, Aldeia de S.João, Lamego.

Distância: 11 km

Tempo de deslocamento previsto: 3:00 horas

Grau de dificuldade: Médio

Compareça,  não necessita de inscrição.

Aviso

Carta Topográfica:
Carta serra meadas

 

Topo

 

 

 

 

 

ROTA DO ENTRUDO 2010

21 de Fevereiro

Cartaz Entrudo 2010

 

Esclarecimento:

Não se realizou devido às condições climatéricas que se têm verificado.

Aviso

Carta Topográfica:
carta rota Entrudo
 
 

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rota da Primavera (ou Rota das Aldeias Perdidas)

21 de Março

Clique para ver todas as fotos

Cerca das 9 horas da manhã de domingo, dia 21 de Março, um grupo de caminheiros e praticantes de BTT concentraram-se  junto ao Ginásio House of  Fitness, conforme programado, para participar no passeio “Rota da Primavera”, marcado para esse dia. Os caminheiros partiram depois em viaturas, até ao local previsto para o início da caminhada, o restaurante “Quinta da Lavaria”, em Várzea da Serra; o grupo de ciclistas partiu ao mesmo tempo, percorrendo uma rota diferente.
Depois de no dia anterior ter sido decretado, pelas autoridades competentes, “alerta amarelo” para o nosso distrito, S. Pedro foi amigo e a manhã apresentou-se amena e com boas abertas, excelente para caminhar. Foi isso mesmo que fizemos, após a chegada a Várzea da Serra. Por volta das 10 horas, avançámos em direcção à típica aldeia de Bustelo, animados e a um bom ritmo, e depressa chegámos à povoação, onde aproveitámos para tirar fotografias e trocar impressões com o seu simpático povo. Mais à frente, junto a uma ponte sobre o rio Barosa, decidimos petiscar alguma coisa, ao mesmo tempo que folgávamos as pernas.
À ordem do nosso guia, Prof. Luís Patrão, seguimos então para Almofala. A progressão era difícil, pois os caminhos alagados obrigavam-nos a avançar lentamente e com cuidado, procurando os locais menos húmidos, o que nem sempre foi possível. Valeu aos caminheiros, avisados pela organização, estarem bem equipados para as circunstâncias, havendo até quem galochas levasse.
Aqui e acolá cruzávamo-nos com pastores, protegidos pela típica capucha de burel, levando o seu gado lanígero e vacum para os pastos.
Chegados a Almofala, onde é possível encontrar casas de colmo e espigueiros para os cerais, aproveitámos para fotografar a linda localidade, havendo alguns caminheiros que aproveitaram para visitar o museu local.
Com cerca de 3 horas de caminhada, era tempo de regressar ao local de partida onde o almoço nos esperava. Com muita dificuldade, mais uma vez devido aos trilhos alagados, fizemos o caminho, tendo sido surpreendidos por um aguaceiro que nos obrigou a vestir as capas de chuva. Assim, por volta das 14 horas, estávamos de volta ao restaurante, após 4 horas de caminhada. Cansados mas satisfeitos, continuámos a confraternização à mesa do restaurante, onde não faltou a alegria e a animação!
Este foi mais um percurso pedestre organizado pelos Ginásios House of Fitness / WomanFit e  secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com PedalAventura;  ActiveSchool “Actividade Física e Saúde - Escola Secundária Latino Coelho”; Apoio - Câmara Municipal de Lamego.
No próximo dia 25 de Abril, junte-se a nós na “Rota dos Moinhos”! Venha caminhar connosco, não necessita de fazer inscrição, basta aparecer.

Rui Ramos

FOTOS

Vídeo da Rota da Primavera

 

Topo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROTA DOS MOINHOS 2010
18 de Abril
copiar pdf

Clique para ver as fotos

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, na manhã de Domingo, dia 18, concretizou mais uma caminhada agendada no seu calendário para 2010, a “Rota dos Moinhos”. Este percurso marcou o início da cooperação com a autarquia, no âmbito do “Programa Nacional de Marcha e Corrida”, tendo contado com a participação da vereadora do pelouro do Desporto, Dr.ª Margarida Osório S. Duarte e do técnico responsável pela implantação do Programa em Lamego, Prof. Ricardo Batista, em representação do Centro Municipal de Marcha e Corrida – marchaecorrida.

Com uma manhã enublada, o grupo de caminheiros iniciou a sua marcha na típica aldeia de Mazes. As suas gentes receberam-nos com a habitual simpatia, pouco incomodadas com a nossa presença, uma vez que, tendo aquela povoação dois percursos municipais marcados, o PR4 e o PR6, é visitada com muita frequência por praticantes do pedestrianismo.
Com os trilhos a gemer água e os campos verdejantes, rumámos aos moinhos de Mazes. Chegados ao local, ficámos maravilhados! A Ribeira de Tarouca – assim se chama aquele rio - corria vigorosamente, fruto de um Inverno rigoroso, ladeada pelas rústicas construções, onde outrora se moía o milho. Era indispensável registar o local em fotos e vídeo e foi o que fizemos. Partimos de seguida em direcção a Anta de Mazes. Subimos, subimos e mais à frente encontrámos um passadiço, junto a uma levada de água, onde aproveitámos para tirar uma foto de grupo. Na aldeia abandonada de Anta de Mazes, parámos para merendar e descansar um pouco, acompanhados pela estranha sensação de uma aldeia em silêncio. Foram muitos os caminheiros que procuraram adivinhar como seria aquela povoação nos seus tempos áureos. Restabelecidas as forças, continuámos e descemos a serra até ao local da partida, em Mazes.
Antes de regressarmos a Lamego, a Sra. Vereadora do Desporto aproveitou para informar os presentes que o Centro Municipal de Marcha e Corrida tem marcados percursos urbanos de caminhada, marcha e atletismo, devendo os interessados em os percorrer fazer a sua inscrição no Pavilhão Álvaro Magalhães, tendo direito, entre outras regalias, a ser acompanhados por um técnico de desporto (monitorização da condição física do participante) e a um seguro de acidentes pessoais.
Realizámos, assim, mais um percurso pedestre, em colaboração com o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego- Marchaecorrida - Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.

Dia 30 de Maio não falte à Rota D’el Rei, venha caminhar connosco!

 

Vídeo Rota dos Moinhos 2010
 
 
Carta Topográfica:
Clique para copiar desdobrável do percurso
 
Topo

 

 

 

Rota D’el Rei - 30 de Maio
Cartaz Rota del Rei 2010

Veja aqui todas as fotos

No dia 30 de Maio, um belo Domingo de Sol, um grupo de pedestrianistas apresentou-se no Complexo Desportivo de Lamego, pronto para percorrer a Rota del Rei. A caminhada fez-se atravessando as povoações de Vila Nova de Souto D’el Rei e S. Martinho do Souto, naturalmente separadas pelo rio Balsemão. Os participantes, animados, tiveram oportunidade de desfrutar de belas paisagens e aromas primaveris e, em convívio com a Natureza, fotografar e confraternizar. Percorridos os sete quilómetros previstos para este trilho, o guia Fernando Oliveira,

do Ténis Clube de Lamego regressou com o grupo, ao final da manhã, ao local de partida. Antes da despedida informou os pedestrianistas que o mês de Junho, em Lamego, oferece aos amantes da modalidade um leque de caminhadas, a saber:

- 10 Junho “Rota do Fumeiro”, organização do Ginásio House of Fitness – inscrições até 8 de Junho.
- 13 Junho “Varandas do Douro”, com partida da freguesia de Ferreiros – Inscrições no Pavilhão Álvaro Magalhães ou em www.cml-marchacorrida.org , até 11 de Junho. Oferta de lanche pela Junta de Freguesia de Avões.
- 27 Junho “Rota do Balsemão”, organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego; partida da Rotunda do Soldado Desconhecido – não carece de inscrição.

Para mais informações, consulte a nossa página Web em www.tenisclubelamego.com  ou  http://www.housefitnesslamego.com ,  ou ainda  www.cml-marchacorrida.org

Esta foi mais uma organização da  secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Marchaecorrida Lamego - Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego - Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.

Rui Ramos

 

 

 

 
Topo

 

 

Caminhos de Santiago - Caminho Francês

Dois amigos José Pereira e António Machado, pedestrianistas do Ténis Clube de Lamego percorreram 753 km do Caminho Francês em 23 dias ,com partida em 25-04-2010 de Pamplona  e chegada a Santiago de Compostela em 17-05-2010.
Pelo quinto ano consecutivo esta dupla peregrinou pelos Caminhos de Santiago, e se em anos anteriores os caminhos se cumpriram numa semana, este ano as dificuldades foram bem maiores pois ultrapassamos as três semanas com etapas diárias de 33 km em média , efectuadas entre as 7 e as 13 horas com mochila às costas (12kg). Claro que as dificuldades do terreno, subidas e descidas dos 300 aos 1600 metros de altitude associados muitos vezes ao calor intenso para a época (30 graus) na primeira semana, ao frio, neve, granizo, chuva de segunda semana foram superadas a muito custo, mas a vontade de terminar o Caminho há séculos percorrido por outros peregrinos foi mais forte.
Atravessar a pé quatro regiões espanholas (Navarra, Rioja, Castilha Leon e Galiza), o prazer de desfrutar de fantásticas paisagens, da companhia de peregrinos de toda a parte do mundo(em maioria Alemães, Holandeses, Franceses, Brasileiros e até da Austrália e Canada),conviver com eles nos albergues onde descansávamos e participávamos em jantares comunitários ficarão para sempre na nossa memória.
Chegar ao fim do Caminho, abraçar Santiago, rezar e assistir à Missa do Peregrino com o tradicional Botafumeiro, receber a Indulgência concedida a todos que visitem a Catedral em Ano Jacobeo foi gratificante.
Provavelmente não será a nossa última peregrinação , mas que foi a mais dura para o físico e mais reconfortante para o espírito não tenho dúvidas.
Para todos que se sintam motivados para fazerem os Caminhos de Santiago "Buen Camino".

António Machado

Topo

 

 

Rota do Balsemão 2010 - 27 de Junho
Clique e veja todas as fotos
Todas as fotos

Decorreu no dia 27 de Junho a “Rota do Balsemão”, O local de partida e chegada da caminhada foi o típico “Bairro da Ponte”, junto ao “Café Diogo”.

Este percurso teve diversos motivos de interesse, nomeadamente a passagem pelas escarpas de Balsemão, a barragem e sobretudo a capela de S. Pedro de Balsemão, um templo visigótico de raro valor histórico e arqueológico que conserva grande parte da sua traça original onde a grandiosidade do seu interior retém o ambiente misterioso de épocas distantes. Após esta visita cultural a caminhada seguiu junto ao Rio Balsemão por trilhos raramente utilizados e de enorme beleza natural.

Após 11 km os participantes tiveram oportunidade de retemperar energias com o afamado “biscoito da Teixeira” e bola tradicional, oferta do Café Diogo.

A Rota do Balsemão foi uma actividade organizada pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, com o apoio do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida E.M.M e Câmara Municipal de Lamego e Ginásio House of Fitness.

Os percursos pedestres regressam dia 29 de Agosto, com a Rota dos Remédios.

 
Topo

 

 

 

ROTA DOS REMÉDIOS

 

fotos do evento
 

Integrado no Programa oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego –MarchaeCorrida- ; Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego, realizou no dia 29, a "Rota dos Remédios".
Os caminheiros partiram do Complexo Desportivo de Lamego, pelas 9:30 horas, em direcção a Penude de Baixo, onde iniciaram a subida até à Serra das Meadas, com alguma dificuldade, pois o calor que se fazia sentir incomodou os menos habituados às caminhadas. Mas, como “devagar se vai longe” o grupo lá foi avançando. Junto ao parte biológico da serra, aproveitou para recuperar forças, com uma paragem que serviu também para a jornalista que acompanhava o grupo, Maria Lúcia Magalhães, do Jornal Record, recolher alguns testemunhos de caminheiros, que incluiu na simpática notícia que redigiu e que foi publicada no referido diário na edição de quarta-feira, dia 1 de Setembro, e que poderá ler no nosso site em, onde também poderá ver as fotos do evento.
O regresso fez-se descendo a serra até Lamego, através de trilhos alternativos aos previstos, por iniciativa do guia da caminhada, atendendo ao calor que se fazia sentir e ao cansaço que alguns caminheiros já manifestavam. Por volta das 13:00 horas, deu-se por terminada a caminhada junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
Apesar das condições climatéricas não serem as mais adequadas para a prática do pedestrianismo, o grupo mostrou-se bastante agrado com o recomeço das caminhadas mensais a que o Ténis Clube de Lamego já os habituou.
Dia 12 de Setembro, com organização da Associação Amigos de Ferreiros, participe também na caminhada “Varandas do Douro à Serra”. Inscrições gratuitas pelos telefones 254 665 436 / 927 431 170. Concentração e partida no largo do Coreto na Freguesia de Ferreiros. No final, oferta de lanche, pela Junta de Freguesia de Ferreiros.
 Dia  26 de Setembro venha caminhar connosco na “Rota das Vindimas”, maravilhoso trilho no Douro vinhateiro.

Rui Ramos

Notícia Publicada no Jornal Desportivo Record
copiar pdf

 

Topo

 

 

 

ROTA DAS VINDIMAS
Ver Fotos

 

Ver Fotos

 

Em plena época de vindimas no majestoso Douro, num dia com excelentes condições para a prática do pedestrianismo, cerca de duas dezenas de caminheiros percorreram os trilhos da “Rota das Vindimas”, na manhã do passado domingo, 26 de Setembro.
Integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres, no qual tem a denominação de “Trilho Vinho do Porto”, este percurso é, sem dúvida, um dos mais belos aos olhos de todos os caminheiros, incluindo os mais experientes, por isso não faltaram participantes, novos e repetentes de diferentes paragens, desejosos de “saborear” tão propagadas paisagens.
Ao longo da caminhada, foi possível contactar com a azáfama das vindimas - tractores carregados de uvas e alegres vindimadores que nos questionavam sobre a nossa numerosa presença. Frequentemente, éramos convidados para entrar na “faina” e, não fosse a necessidade de cumprir o horário previsto, recordada pelo Guia, tal teria mesmo acontecido (vontade não faltou).
Descida a encosta da freguesia de Samodães, deparámos com o Rio Douro; na margem direita passava um comboio, em direcção ao Porto, em sentido contrário seguia um navio cruzeiro pejado de turistas, manobrando para vencer uma curva acentuada do rio. Os “caminheiros fotógrafos” tudo registaram, maravilhados com tantos motivos para o “Clique”.
Chegados a Vale Abraão, local mágico onde se inspirou Agustina Bessa - para escrever “Vale Abraão”, adaptado posteriormente para o cinema pelo cineasta Manoel de Oliveira, aproveitámos para “sorver” um pouco dessa magia e nada melhor de que parar um pouco, descansar, merendar, cheirar, admirar o local e ganhar ânimo para enfrentar a longa subida que nos iria levar de novo ao local de partida.
O regresso fez-se de forma lenta, com dilatadas pausas que deram oportunidade a todos para “se recrearem” com tão edílico local.
Antes da hora prevista, o grupo chegava junto das suas viaturas e estava finalizado mais um percurso organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego (TCL), em parceria com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Câmara Municipal de Lamego e “Amigos de Ferreiros” – Associação Cultural e Desportiva.
Se gosta de caminhar na Natureza, poderá fazê-lo no dia 17 de Outubro, na “Rota do Fumeiro”, com organização do Ginásio House Of Fitness e/ou, na Rota da Castanha no dia 24 do mesmo mês, incluída no calendário da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego.  

Rui Ramos

Vídeo da Caminhada

 

 

 

 
Topo

 

 

 

ROTA DA CASTANHA 2010 - DOMINGO 24 DE OUTUBRO


Fotos

Fotos Fotos

 

Foram muitos os caminheiros, lamecenses e de outras localidades do país, que abandonaram o conforto da cama, na manhã de Domingo, dia 24, para percorrer os trilhos da “Rota da Castanha”. Num dia com Sol, mas com uma ligeira aragem, o grupo arrancou do Complexo Desportivo de Lamego, em direcção a Juvandes e Póvoa, onde encontrou castanheiros viçosos, pejados de ouriços. Foi um passeio muito agradável, que proporcionou o contacto directo com a Natureza, um remédio bastante eficaz para muitos males físicos e mentais. As mochilas foram ficando mais pesadas à medida que se avançava no terreno, pois era difícil passar pelas castanhas espalhadas pelo chão sem apanhar algumas.
O grupo fez uma pausa no parque de merendas de Vila Nova de Souto D’el Rei para restabelecer forças, desfrutando da vista para a serra de Santa Helena. Restabelecidas as forças, avançou-se para a parte final do trilho, passando pelo lugar da Lenhosa e ponte de Lamelas.
Cerca das 12:30 horas, os caminheiros estavam de volta às suas viaturas. Todos, sem excepção, admiraram o percurso realizado que, nesta altura do ano, se reveste de especial interesse, devido às cores e cheiros característicos da flora outonal.
Foi mais um evento organizado pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego (TCL), em parceria com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásio House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho, Câmara Municipal de Lamego e “Amigos de Ferreiros” – Associação Cultural e Desportiva.
No dia 28 de Novembro, poderá participar na última caminhada agendada para este ano, a “Rota de Inverno”. Não falte!

Rui Ramos

 
 
 
Topo

 

 

ROTA DE INVERNO - 28 DE NOVEMBRO
Veja todas as fotos
Fotos Fotos do caminheiro Tó Silva

Apesar das temperaturas negativas que se faziam sentir, foram muitos os caminheiros que se dispuseram a percorrer os trilhos da “Rota de Inverno”, no passado domingo, dia 28 de Novembro, com partida e chegada na histórica Vila de Lalim. Como foi amplamente divulgado, este é um dos Trilhos da Rede Municipal de Percursos Pedestres na qual tem a denominação de “Terras de D. Pedro Afonso”.
O início foi duro; os valentes pedestrianistas tiveram de vencer uma longa subida até Melcões e não tiveram tempo para sentirem frio. Com os corpos quentes, prosseguiram até Meijinhos cuja igreja paroquial, de grande beleza, foi bastante apreciada por todos. A visita foi breve, pois com o frio que se fazia sentir, havia a necessidade de movimentação constante.
De seguida, iniciaram a descida até Lazarim, onde aproveitaram para fazer uma breve paragem para comer e descansar.
O regresso a Lalim fez-se ao longo da margem direita da ribeira de Tarouca e, cerca da 12:10 horas,  estava concluído o último passeio da agenda para 2010, da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, em colaboração com: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Lamego Convida; Ginásios House Of Fitness; Projecto Active School – Liceu Latino Coelho e Câmara Municipal de Lamego.
Agradecemos a todos os que nos acompanharam ao longo deste ano e informamos que, brevemente, daremos a conhecer o nosso calendário de caminhadas para o ano de 2011.

Rui Ramos

 
Topo